White Label e Private Label são expressões usadas frequentemente como se fossem a mesma solução. Mas não são. Antes de te mostrar quais são as especificidades de cada uma, gostaríamos de deixar evidente uma diferença que a maioria das pessoas não entende.
Algumas pessoas dirão que “Private Label” tem a ver com produtos e que “White Label” tem a ver com serviços. Mas essa afirmação é, no mínimo, imprecisa.
A começar pela etimologia da palavra White Label: este nome deriva da imagem de uma etiqueta branca na embalagem, que pode ser preenchida com a identidade visual do comerciante. Suas origens podem ser atribuídas a discos de vinil promocionais de marca branca.
Logo, vemos que Private Label não é exclusividade de produtos.
E o que difere, de fato uma White Label de uma Private Label?
A diferença é quem especifica o que o produto ou serviço irá conter.
Ou seja, em um relacionamento de etiqueta própria, Private Label, a empresa contratante do serviço especifica o design, as peças, os ingredientes ou as ofertas para que a contratada produza.
Já em um relacionamento de etiqueta branca (White Label), embora a empresa contratante ou fabricante possa oferecer uma variedade de personalizações para atender a necessidades específicas, eles não são responsáveis diretos por especificar o design, as peças, os ingredientes ou as ofertas. Quem faz isso é a empresa contratada para desenvolver o produto ou serviço.
Parece confuso, mas não é. Continue com a gente que vamos dar mais detalhes a seguir.
Produtos Private Label:
Um produto Private Label é fabricado por uma empresa terceirizada ou contratada, e vendido por você, sob sua marca.
Como empresa contratante, você especifica tudo sobre o produto – o que vai nele, como é embalado, como é o rótulo. Normalmente, você arca com todos os custos para que seja produzido e entregue em seu depósito ou loja, embora às vezes você possa contratar o envio direto. Você então vende o produto para outros atacadistas ou diretamente para os consumidores.
Vamos fazer um exercício de imaginação aqui, juntos:
Imaginemos que você, por exemplo, tenha uma receita de família para broa de milho. Você encontra um fabricante que pode produzir broas de milho em massa usando sua receita, exatamente igual a sua tataravó fazia.
Esse fabricante faz e assa suas broas, as coloca na embalagem (do jeitinho que você especificou), rotula como as “Broas de milho da família Da Silva”, vende e envia as broas para você.
Você pode então vender as “Broas de milho da família Da Silva” para atacadistas que depois as vendem para mercearias de varejo, ou você vende as broas no seu site: www.broasdasilva.com.br
Benefícios?Você controla os ingredientes/peças do produto e não precisa ser um especialista para fazer dele um sucesso.
Desvantagens? Custo mais alto, maior desgaste durante o processo de produção e você pode não ser reconhecido pelo sucesso do seu próprio produto.
Produtos White Label:
Por outro lado, os produtos White Label são fabricados por uma empresa terceirizada ou contratada, mas vendidos sob a sua marca. Como comprador, você APENAS especifica a aparência do rótulo. Neste caso, o fabricante já é especialista em fabricar o produto que você deseja, têm profissionais qualificados e experientes em diversos nichos, e eles produzem o mesmo produto sob outras marcas.
Por isso a empresa terceirizada é quem especifica o que vai no produto e como é embalado, além de definir como será a marca que você especificou (aquela que aparecerá no rótulo).
Vamos pegar o mesmo exemplo ali de cima, mas como White Label:
Você quer comercializar uma broa de milho que parece com a da sua família, mas não tem a receita exata ou a capacidade (e recursos financeiros) para produzir broas em massa.
Você contrata um fabricante especializado em fazer deliciosas broas de milho. Eles pegam sua broa, assam, embalam e colocam a etiqueta de “Broas de milho da família Da Silva” (desenvolvida pelos especialistas da empresa) nela.
Eles enviam as broas para você. Você pode então: vendê-las para atacadistas que depois as vendem para mercearias de varejo, ou vender as “Broas de milho da família Da Silva” no site www.broasdasilva.com.br
Benefícios:
- Você não precisa ser um especialista;
- Você não precisa ter um design/receita;
- Muitas vezes mais barato do que Private Label;
- Você obtém o reconhecimento da marca.
Desvantagens:
- Você escolhe um produto existente, mas não controla ou especifica os ingredientes/partes do produto.
Agora que você sabe as principais vantagens e desvantagens dos dois modelos, fica a pergunta: está pronto para entrar no mercado e vender mais com sua White Label?