Parece nome de marca de whisky, mas não. White Label é, na realidade, a maneira pela qual muitos negócios têm entrado no mercado e alavancado cada vez mais as suas vendas, com custos otimizados.

Não conhece esta solução ainda? A gente explica:

Você certamente já deve ter ido fazer compras alguma vez e se deparou com um um item de marca exclusiva no supermercado, desenvolvido a partir de White Label. 

Esse conceito surgiu com o objetivo de oferecer facilidades a marcas e clientes, terceirizando a estrutura de produtos e serviços através de modelos prontos.

Na prática, significa que um produto, serviço ou sistema foi desenvolvido por uma empresa, mas recebeu a marca de uma outra empresa, parceira da primeira, que efetivamente faz a revenda para seus clientes.

Daí o nome: White Label que, traduzido do inglês, quer dizer “etiqueta branca”.

Menos custo, mais agilidade nas vendas

No modelo White Label ocorre a terceirização do desenvolvimento de produtos e serviços, criando um molde que pode ser personalizado e redistribuído. 

Assim, a empresa revendedora não precisa arcar com custos onerosos para criar uma solução para a dor de seus clientes, podendo, inclusive, lucrar mais ao adicionar uma taxa e negociar com seus clientes.

Em contrapartida, a empresa revendedora não tem direitos sobre a licença do produto ou serviço.

Quando surgiu esse modelo?

A expressão White Label surgiu nos Estados Unidos, no final da década de 1980. Nesta época o gênero musical Hip Hop estava em alta e gerando grandes transformações no mercado musical, principalmente nos EUA. 

Neste contexto histórico, DJ’s usavam de maneira clandestina discos com hits populares para elaborar suas próprias versões, remixando e fazendo uma mistura de vários estilos e trechos de músicas. 

Devido ao sucesso dessa iniciativa, as gravadoras viram aí uma oportunidade para testar novas canções junto ao público, com baixo investimento. A partir de então, elas começaram a produzir discos com “etiquetas brancas”, dando origem ao White Label.

Ao longo dos anos, o formato ganhou novas aplicações ao redor do mundo, sendo utilizado pelos mais diferentes segmentos. 

Na internet, a expressão se popularizou e ganhou maior adesão em 2001, quando uma empresa do varejo online começou a disponibilizar telefones para que outras organizações pudessem comercializar seus próprios produtos. 

White Label e franquia são a mesma coisa?

A resposta é não. E se você quer investir no modelo de terceirização do desenvolvimento da sua solução é preciso entender a diferença: uma franquia de negócio é um formato caracterizado pela existência de um contrato entre as partes, onde uma empresa, dona de uma marca ou patente utiliza um modelo de franquia para ampliar seus negócios. 

Neste formato, a franquia possibilita que os franqueados usem a sua marca e explorem comercialmente produtos ou serviços, mediante ao pagamento de taxas ou comissões sobre o faturamento. 

Já o formato White Label estabelece uma relação mais flexível entre as empresas parceiras, permitindo que o contratante faça a personalização da solução adquirida, inserindo identidade visual e marca.

Se o que você quer é crescer, esta pode ser a solução!

O White Label costuma ser adotado quando uma companhia quer expandir sua atuação, mas não possui a expertise – nem o interesse – necessários para fazer isso.

Isso quer dizer que a empresa revendedora não precisa arcar com custos excessivos de criação de uma solução, podendo, inclusive, lucrar ao adicionar uma taxa e negociar com seus clientes.

Em contrapartida, ela não possui direitos sobre a licença do produto ou serviço.

Nesta hora, muitos empreendedores e empresários ficam na dúvida: investir em marca própria com uma White Label é o melhor para meu negócio?

A resposta, quase sempre, é sim. Isso porque, além da questão do custo (que falamos aqui em cima), investir nesse tipo de solução é a certeza de contar com mão de obra qualificada, já que as empresas White Label contam com o trabalho de profissionais especializados e que têm ampla experiência.

Sem contar o tempo gasto! Nas mãos de quem entende, desenvolver e entregar uma solução White Label é uma tarefa executada de forma bem mais rápida.

Se você leu até aqui, já sabe o quanto está perdendo ao não investir em White Label. Quer entender ainda mais sobre o assunto? Entre em contato com a INNTEQ!